RADIO UJC SETE LAGOAS - TOCA Chico

sexta-feira, 24 de julho de 2009

GREVE GERAL.... OUTRA FERRAMENTA

Brasil teve 411 greves no último ano; 73% resultaram em conquistas
(1'37'' / 384 Kb) - O Balanço de Greves de 2008 foi divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Com 411 greves nos setores públicos e privados, o país alcança o maior índice desde o primeiro levantamento, que foi realizado em 2004. Entre as principais pautas estão o reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O Dieese mostra que mais de 70% das greves resultaram em conquistas.

O técnico do Dieese, Luiz Ribeiro, diz que o aumento de casos de greve se deve ao período de crescimento econômico que o país teve no último ano.

“As categorias organizadas passam a reivindicar a incorporação desses ganhos de produtividade e de crescimento aos seus rendimentos. O crescimento do movimento grevista é uma forma dos sindicatos de trazer para as categorias ganhos salariais e de melhor condição de trabalho.”

O Dieese acredita que momentos de crise econômica propiciam redução dos números de greve.

“Fomos testar esta hipótese de que a crise econômica afeta o movimento grevista. O que observamos, olhando os dados, é que isto não ocorreu em 2008. No último trimestre os funcionários continuaram a fazer greves que almejavam aumentos reais ou melhorias das condições de trabalho.”

A continuidade de movimento grevista em um momento de crise, segundo o Dieese, pode ser explicado pelo fato do Brasil ter passado por um forte crescimento econômico nos meses anteriores.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

23/07/09
http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7307&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário