RADIO UJC SETE LAGOAS - TOCA Chico

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CONTRA A CRIMINZALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM TODO O MUNDO!


Por Jessica Nicolai

A CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA NO CHILE



Elena Varela, documentalista chilena, como vários outros grupos de documentalistas, tentaram mostrar ao mundo as injustiças impostas ao povo chileno, principalmente aos mapuches, indígenas, que vem sendo expulsos de suas terras pelas grandes empresas de Celulose.

Os “eucaliptos” invadem suas terras, roubando sua água, e sua possibilidade de plantio! Os grupos Angeline e Matte, e outros poucos menores, têm cerca de 2 milhões de hectares, enquanto o povo Mapuche vive em só 700 mil. Esses grupos poderosos também são donos dos meios de comunicação e manipulam toda e qualquer informação que é exposta ao povo chileno. As escolas estão fechando enquanto se abrem mais presídios.

Por isso o povo Mapuche sai a protestar e manifestar-se. O governo Chileno, denominado gobierno de la concertación, não toma providencias e além disso criminaliza os companheiros. Muitos foram assassinados, outros muitos estão presos, como Elena Varela e os outros documentalistas.

Elena já tinha estado no presídio por quatro meses. Antes disso, colocaram microfones em sua casa, monitoraram sua vida, com quem conversava, quais aldeias visitava. Torturaram-a psicologicamente. Foi presa de novo a quatro meses e se condenada deve cumprir até 15 anos de prisão!

Cada vez é maior o numero de Presos políticos.

O genocídio aos mapuches continua!

Não debemos nos calar!

¡A Elena Varela hay que liberar, y a los presos, y a los presos por luchar!

Um comentário:

  1. Deixa eu dar so mais uma sugestão aos camaradas de Sete Lagoas:
    È necessario colocar o nome da didade que ujc representa,pois se colocar apenas ujc pode haver confusão com a nacional ou ate mesmo com a estadual e demais ujc de cidades...
    saudações fraternas.

    ResponderExcluir